Logo Patosja

11 de fevereiro: Dia Internacional de Mulheres e Meninas que se dedicam à Ciência 

Inspirações femininas são grandes responsáveis pela evolução do ser humano

Por: Redação PatosJá

Fonte: NTV - Lorena Teixeira

Publicado em: 14:49 11-02-2025

Compartilhar:


O dia 11 de fevereiro é voltado para celebrar o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O intuito do reconhecimento é aumentar a conscientização sobre a igualdade de gênero e o poder feminino no ramo de pesquisas, uma vez que também são grandes responsáveis pela evolução do ser humano. 

Apesar da exclusão social nos séculos passados, diversas mulheres marcaram o nome na história por grandes descobertas na pesquisa e na ciência. Ada Lovelace foi a primeira programadora de computadores da história, e pessoa responsável pelo início do sistema informático no mundo. 

Outras inspirações, como Rosalind Franklin, doutora em química e uma das grandes responsáveis pelo entendimento do ácido desoxirribonucleico (DNA), e a tão famosa Marie Curie, química polonesa pioneira nos estudos voltados para radiação, contribuíram de forma significativa na ciência. 

Inspirações femininas são grandes responsáveis pela evolução do ser humano

Incentivo

De acordo com a pesquisadora Júnia Magalhães, a base de qualquer pesquisa científica é solucionar problemas, independente da área em que a pessoa atua. Para a pesquisadora, Carolina Mota, a linha de raciocínio é a mesma, o objetivo central da ciência é identificar um problema e propor uma solução.

“Isso que é muito interessante na pesquisa, moldar a sociedade e trazer benefícios com o nosso trabalho”, disse Carolina. 

A igualdade de gênero também é amplamente discutida nesta data, dando poder às mulheres e às meninas a atingirem potenciais criativos. Trabalhar em uma área majoritariamente masculina traz desafios diários, mas o primordial é apoiar jovens meninas na ciência e a desenvolverem as próprias habilidades.
Leia também