11 de fevereiro: Dia Internacional de Mulheres e Meninas que se dedicam à Ciência
Inspirações femininas são grandes responsáveis pela evolução do ser humano
O dia 11 de fevereiro é voltado para celebrar o Dia Internacional de Mulheres e Meninas na Ciência. O intuito do reconhecimento é aumentar a conscientização sobre a igualdade de gênero e o poder feminino no ramo de pesquisas, uma vez que também são grandes responsáveis pela evolução do ser humano.
Apesar da exclusão social nos séculos passados, diversas mulheres marcaram o nome na história por grandes descobertas na pesquisa e na ciência. Ada Lovelace foi a primeira programadora de computadores da história, e pessoa responsável pelo início do sistema informático no mundo.
Outras inspirações, como Rosalind Franklin, doutora em química e uma das grandes responsáveis pelo entendimento do ácido desoxirribonucleico (DNA), e a tão famosa Marie Curie, química polonesa pioneira nos estudos voltados para radiação, contribuíram de forma significativa na ciência.

Incentivo
De acordo com a pesquisadora Júnia Magalhães, a base de qualquer pesquisa científica é solucionar problemas, independente da área em que a pessoa atua. Para a pesquisadora, Carolina Mota, a linha de raciocínio é a mesma, o objetivo central da ciência é identificar um problema e propor uma solução.
“Isso que é muito interessante na pesquisa, moldar a sociedade e trazer benefícios com o nosso trabalho”, disse Carolina.
A igualdade de gênero também é amplamente discutida nesta data, dando poder às mulheres e às meninas a atingirem potenciais criativos. Trabalhar em uma área majoritariamente masculina traz desafios diários, mas o primordial é apoiar jovens meninas na ciência e a desenvolverem as próprias habilidades.
Leia também